10 alimentos que parecem mas não são saudáveis

Por fora um gosto saboroso e um aspecto benéfico, mas por dentro certos alimentos são “bombas” de substâncias maléficas ao organismo humano


Muitas doenças são consequências de uma má alimentação, por isso é importante que os consumidores tenham cuidado na hora das compras e fiquem sempre de olho nos rótulos dos produtos.

Toda essa atenção se faz necessária, tendo em vista que existem muitos alimentos com aspecto de “mocinho”, mas que escondem substâncias “vilãs” em suas composições.

10 alimentos que parecem ser saudáveis, mas não são

1. Barrinha de cereal

10-alimentos-que-parecem-mas-nao-sao-saudaveis-barra-cereal

Foto: depositphotos

A fama de energética, saciável e saudável que as barrinhas de cereais possuem vai por água abaixo quando os seus rótulos são avaliados.

Isto porque é muito comum encontrar nesses produtos o trio de substâncias não saudáveis, ou seja, gordura saturada, açúcar e corantes. As melhores opções de barrinha possuem entre três e cinco gramas de fibras, os produtos que tiverem menos que isso não são boas alternativas.

2. Iogurte

10-alimentos-que-parecem-mas-nao-sao-saudaveis-iogurte

Foto: Pixabay

O aspecto cremoso presente no iogurte é elaborado, na maioria das vezes, através da gordura presente nas bebidas lácteas. Por esta razão, o lanche que parece ser inofensivo e rico para a saúde dos ossos, é na verdade uma bomba de gorduras.

Além disso, boa parte desses produtos comercializados não utilizam frutas em sua composição, mas sim corantes e aromas artificiais.

3. Gelatina

10 alimentos que parecem mas não são saudáveis

Foto: depositphotos

Tem quem acredite que a gelatina é um alimento rico em colágeno, mas na verdade esta informação é um mito. Apesar de conter esta proteína em sua composição, a quantidade dela é tão insignificante que seu efeito é quase nulo.

Isso tudo sem contar na presença de corantes, açúcares, acidulantes, aromatizantes e outras substâncias que danificam o funcionamento do organismo.

4. Molho de salada

10 alimentos que parecem mas não são saudáveis

Foto: depositphotos

Comer bastante salada nas refeições do dia é uma forma de manter a saúde em dia sim, tendo em vista que esses produtos são ricos em vitaminas, minerais e outros nutrientes que ajudam a manter o organismo saudável.

Contudo, se o consumidor adere às saladas os molhos industrializados, acaba consequentemente diminuindo os benefícios dos vegetais. Isto porque, estes produtos são fontes de sódio, aditivos, açúcares e outros elementos químicos.

5. Pão de queijo

10-alimentos-que-parecem-mas-nao-sao-saudaveis-pao-queijo

Foto: depositphotos

Rico em sódio e em calorias, o pão de queijo é um perigo para quem deseja emagrecer ou manter o peso. Contudo, muitas pessoas ainda utilizam esta opção no café-da-manhã ou entre as refeições.


6. Pasta de amendoim

10-alimentos-que-parecem-mas-nao-sao-saudaveis-pasta-amendoim

Foto: Pixabay

Tanto a pasta como também a manteiga de amendoim são boas opções para manter a saúde e o corpo em bom estado. Isto porque, são produtos que possuem boas taxas de gorduras boas e monoinsaturadas.

Porém, existem marcas que fazem a adição de açúcar e mais gorduras, deixando a pasta ainda mais calórica.

7. Peito de peru

10 alimentos que parecem mas não são saudáveis

Foto: depositphotos

O peito de peru, assim como todos os demais produtos embutidos, é rico em sódio e este pode ser um problema para a saúde se ele for consumido de forma exacerbada.

Com um consumo controlado, o organismo fica livre de problemas relacionados à pressão arterial alta e também ao que se refere à retenção de líquidos.

8. Salsicha

10-alimentos-que-parecem-mas-nao-sao-saudaveis-salsicha

Foto: reprodução/wikipedia

Para quem ainda não sabe, a salsicha é produzida através do processamento de diversos tipos de carne.

Já para adquirir o seu sabor característico, a salsicha passa por procedimentos que adicionam em suas composições conservantes, corantes e outras substâncias químicas.

Sendo assim, este é um alimento que deve ser eliminado dos hábitos alimentares.

9. Sopas instantâneas

10-alimentos-que-parecem-mas-nao-sao-saudaveis-sopa

Foto: Pixabay

Sopas caseiras são ricas em nutrientes e fazem bem ao organismo humano, pois ajudam a recompor vitaminas e minerais ao corpo, aumentando e fortalecendo o sistema imunológico.

Porém, as versões industrializadas possuem poucas substâncias benéficas e mais elementos maléficos, como glutamato monossódico e sódio.

10. Sucos industrializados

10-alimentos-que-parecem-mas-nao-sao-saudaveis-suco

Foto: reprodução/site aventurasmaternas

A palavra “industrializado” merece a desconfiança do consumidor, pois nos processos industriais a quantidade vai ser levada em consideração enquanto que a qualidade pode ficar em um segundo plano.

Da mesma maneira que as sopas, os sucos de caixinha ou latinha não devem substituir os caseiros, tendo em vista que ao invés de frutas, os produtos artificiais são compostos de açúcares, corantes, aromáticos etc.


Reportar erro